Motor falhando e perda de potência podem ser sinais de que o carro está contaminado com combustível adulterado. São muitos os sintomas apontados pelos especialistas. Em curto prazo, fica difícil dar a partida, o motor começa a falhar e a marcha lenta fica irregular. Já a médio prazo, o motor começa a engasgar e o carro perde a potência e a força. Com isso, o rendimento cai e a aceleração fica mais lenta.
Algumas medidas simples podem ser tomadas contra esse mal. O motorista deve sempre desconfiar da gasolina muito barata e verificar o controle de qualidade do estabelecimento. É bom optar pela gasolina aditivada e abastecer sempre no mesmo posto, aquele que transmite confiança. O cliente tem o direito de exigir do frentista um teste do combustível.
Todo cuidado é pouco. O prejuízo da gasolina adulterada traz sérios problemas ao carro, como derretimento das mangueiras de combustível e carburador entupido. Ele também polui o óleo lubrificante e aumenta a carbonização das velas e válvulas.
Em carro a álcool, a mistura de água no combustível pode derreter, além das velas, a cabeça dos pistões.
Para sanar o problema de contaminação, pode ser necessário limpar o tanque, os bicos injetores e, a partir daí, trocar as mangueiras e os filtros de combustível.
Existe também outra forma de adulterar e roubar do consumidor, a matéria apresentada no Fantástico (globo) no domingo 08/01/2012 explica como estão adulterando as bombas para ir menos combustível no abastecimento, confira o vídeo da matéria:
DICA: Faça a média de combustível do seu veículo, se a média está dando abaixo do normal, cuidado, você pode ser uma vítima. Nos dois casos irá dar média menor, tanto na adulteração do combustível, quanto ao combustível que foi a menos no seu carro.