terça-feira, 11 de março de 2014

Quando usar a técnica martelinho de ouro no seu veículo

Para eliminar marcas causadas por arranhões, batidas leves e danos na lataria é possível utilizar a técnica artesanal “martelinho de ouro”, que pode recuperar até 100% da condição anterior do veículo.


Segundo o diretor de um curso especializado de São Paulo, Edson Freitas, a técnica é indicada nos casos de amassados na lataria que não tenham danificado a pintura do veículo, podendo esses amassados serem pequenos ou grandes, como os danos causados por chuvas de granizo, que na maior parte dos casos, afetam muito a lataria, mas não a pintura.

“A utilização deste método é totalmente manual e usa ferramentas semelhantes a hastes de metal com diferentes comprimentos, diâmetros e angulações. Em alguns casos, são utilizadas ventosas que são coladas na lataria e que, através de tração, retornam a chapa à sua posição original. Basicamente o martelinho de ouro é um serviço artesanal, em que pessoas com talento natural têm maior destaque”, completa Freitas, que forma 130 profissionais por ano.

Para o proprietário de uma rede de lojas de martelinho de ouro da Zona Norte do Rio de Janeiro, Stênio Neves, a procura pela técnica aumenta a cada dia. “Os usuários que fazem a primeira vez acabam retornando pela eficiência do trabalho e principalmente por fazer o reparo sem danificar o veiculo. Dependendo do estrago e da complexidade do veículo, a técnica do martelinho de ouro pode levar de 15minutos a 3 horas."

Para os diferente tipos de amassados, como: batidas de portas, objetos que caem sobre o capô e teto, além de pressões indevidas na lateral, são utilizadas diversas modalidades de martelinho de ouro, como, sucção por cola e fricção ou massageamento, todas com prévio aquecimento da lataria, para preservar a tinta”, comenta.

Segundo Neves, para quem deseja preservar cor e estilo original de seu veículo, a técnica martelinho de ouro é uma ótima opção. Em média, o serviço varia de R$ 150 a R$2 mil.

Fonte e imagem: Petrobras/De carona com elas