Um ruído diferente ou até um cheiro fora do comum pode ser um aviso de que o amortecedor está gasto ou que o pneu precisa ser calibrado. Aprenda a identificar as mensagens transmitidas por seu carro.
Cambagem:
A cambagem se refere ao grau de inclinação das rodas. Assim como acontece com o desalinhamento e o desbalanceamento, esse problema causa vibração no volante e falta de estabilidade do veículo.
Revisão: varia conforme o modelo.
Amortecedores:
Ao passar por um piso irregular ou uma lombada, ouvimos o som de algo batendo na suspensão e os pneus cantam em velocidades baixas. Nesse caso, os amortecedores estão comprometidos, podendo causar perda de estabilidade e desgaste prematuro dos pneus.
Revisão: varia conforme modelo, terreno percorrido e modo de dirigir.
Calibragem:
O automóvel pende para um lado e você precisa corrigi-lo a todo momento. O problema está nos pneus, que precisam ser calibrados. Caso eles estejam murchos, também causarão aumento de consumo de combustível. Se a calibragem estiver acima do normal, haverá desgaste irregular nos pneus.
Revisão: confira a calibragem dos pneus semanalmente.
Molas:
Carro extremamente instável, que balança de forma intensa ao passar por obstáculos e pisos irregulares. Aos primeiros sinais de desgaste, as molas precisam ser substituídas com urgência. Por suportarem o peso da carroceria, o risco de acidente e danos à suspensão é ainda maior.
Revisão: não há quilometragem ideal para substituí-las.
Velas:
O motor começa a engasgar, há perda de potência e, ao acelerar, o carro pode até apagar. Quando estão gastas ou danificadas, as velas fazem o motor trabalhar com temperaturas maiores e elevam o consumo de combustível.
Fonte: Mdemulher