segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

POSTOS R4 - DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DOS MOTORES FLEX


A tecnologia de veículos Flex teve início em 2003 com o lançamento do Gol Total Flex. Atualmente, grande parte dos automóveis que transitam pelo país possuem o sistema bicombustível, no entanto, alguns mistérios ainda rondam esta tecnologia.
Por exemplo, você sabia que ao trocar de combustível, é preciso rodar um pouco antes de desligar o motor? Isto acontece pois, a central eletrônica do sistema Flex requer um tempo para reconhecer o novo combustível, para assim definir as melhores condições de queima. A recomendação dos especialistas é que, ao trocar de um combustível para o outro, deve-se rodar cerca de 5 quilômetros antes de desligar o motor. Assim, quando for dar a partida, a central já saberá com que combustível está lidando.

Outra duvida comum é sobre o desempenho. Algumas pessoas acreditam que um Flex nunca tem o melhor desempenho ou consumo, quando comparado ao motor só a álcool ou só a gasolina. Em termos, isto é verdade. Para que o motor pudesse lidar com dois combustíveis tão diferentes, as fábricas tiveram de escolher um meio-termo, mas com uma condição: o consumo do Flex, quando abastecido com gasolina, é igual ao do mesmo veículo a gasolina.

Por fim, o grande mito acerca dos veículos Flex é que o sistema pode se viciar em apenas um dos combustíveis. A verdade é que os veículos Flex podem passar toda sua vida útil usando somente um tipo de combustível sem qualquer problema. Há quem afirme que, quando o desempenho com um combustível cai, é preciso "zerar" ou reprogramar a central eletrônica de injeção. Mas essa é apenas uma solução extrema. O que pode acontecer é que, em determinadas situações, devido a mudanças bruscas de algum parâmetro, o software esteja ainda longe do mapa adequado. Ao se 'resetar' o sistema, o que se consegue é que o mapa adequado seja localizado logo.

Uma coisa é certa: o veículo Flex tem grande vantagem em relação a veículos tradicionais, eles permitem a alternância entre o etanol e a gasolina e, como a economia internacional é instável, ela pode sofrer alterações do dia para a noite e assim afetar no preço da gasolina, por exemplo. Caso isso aconteça, quem tem um carro flex poderá optar por abastecer seu veículo a álcool e deste modo economizar