terça-feira, 9 de julho de 2013

Vidro embaçados, porque isso acontece?




 A explicação é científica, mas muito simples de entender! No frio, o ar que está dentro do veículo fica mais quente que o de fora. Quando entramos no automóvel, o calor do nosso corpo e a umidade da respiração elevam ainda mais a temperatura interna do ambiente. Com isso, as moléculas de água que estão em estado gasoso entram em contato com o vidro frio e viram líquido, ocasionando o embaço.

Não é apenas nos dias de frio que o problema do vidro embaçado costuma aparecer. No verão, a temperatura interna do automóvel fica extremamente alta, principalmente na região próxima ao painel.

A principal regra para evitar vidros embaçados é manter as janelas do automóvel sempre limpas – principalmente se você não possui um carro equipado com ar-condicionado. Isso porque a sujeira ali presente tende a se manifestar com o vapor. Para lavar, basta um pano macio, sabão neutro e água. Espalhe a solução nas superfícies externa e interna dos vidros. Com um jornal, seque as janelas e, depois, finalize com um pano absorvente. E, quando o vidro embaçar, nada de passar a mão no para-brisa. A gordura presente nas mãos só tende a piorar a visibilidade.

fonte: mdemulher
foto: reprodução