segunda-feira, 13 de maio de 2013

Freios - Saiba como funcionam


Sistema hidráulico: os freios funcionam através de um sistema de pistões, mangueiras flexíveis e pequenos tubos de metal, por onde circula o fluído de freio. Ao pisar no pedal do freio, acionamos o cilindro mestre - um pistão - que vai pressurizar o fluído. É esse fluído que transmite a pressão exercida no pedal até as rodas, acionando os mecanismos para a frenagem. A maioria dos automóveis usa dois diferentes sistemas de freio: a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras. Alguns modelos mais modernos já saem de fábrica com sistema de freio a disco nas quatro rodas.

Freio a disco: nele as pastilhas de freio, acionadas pelo sistema hidráulico, comprimem um disco, o qual perde velocidade devido ao atrito entre as peças. O disco fica acoplado (parafusado) à roda, consequentemente o veículo também perde a velocidade. O atrito entre as peças (pastilhas com o disco) causa o desgaste das pastilhas: é hora da troca. Não existe prazo específico, mas a durabilidade média das pastilhas é de 25 a 35 mil quilômetros. Se ao acionar o freio existir trepidação no pedal e ruído estridente nas rodas, é sinal de pastilhas gastas.

Freio a tambor: neste caso são as lonas que exercem pressão contra uma superfície giratória, chamada de tambor. A pressão ocorre na parte interior do tambor. As lonas têm duração bem maior que as das pastilhas, pois praticamente todo o processo de frenagem ocorre nas rodas dianteiras.

Freio de mão: conhecido também como freio de estacionamento, é um freio mecânico constituído por um sistema de alavancas que trava as rodas traseiras. Funciona através do freio a tambor. Sua função é impedir que o carro se mova quando estacionado.

Sistema ABS (Anti-lock Braking System): ou Sistema de Freio Anti-Travamento, é um sistema especial de freios que não deixam as rodas travarem, Possibilita uma freada em curva equilibrada e muito eficiente. Nem todos os veículos vêm equipados com este sistema.

Foto: reprodução
Fonte: convenio