terça-feira, 12 de agosto de 2014

Quando trocar as pastilhas de freio do carro?



Alguns veículos vêm de fábrica com um dispositivo eletrônico de segurança que indica o fim da vida útil da pastilha. Em veículos sem esse dispositivo eletrônico, o desgaste da pastilha é indicado por um forte ruído.

É sempre bom verificar as condições das pastilhas a cada 5.000 km e trocá-las quando chegarem a espessura de 2 mm, o que ocorre geralmente a cada 30.000 km.

Para garantir uma boa frenagem, é aconselhável que os discos sejam verificados. Estes geralmente suportam até duas trocas de pastilhas sem problema algum.

Após a troca das pastilhas, é recomendado que o mecânico circule com o veículo e acione o freio diversas vezes, para que haja um pré-assentamento.

As frenagens devem ser normais e o freio não deve ser acionado junto com o acelerador ou em velocidades muito altas. O assentamento só estará completo após, aproximadamente, 300 km rodados em perímetro urbano.

O fluído do sistema de freio não é consumível, ou seja não gasta, então sempre é bom ficar de olho no nível do óleo pois se baixar e a pastilha ainda não tiver gastado é sinal de que tem algum problema.

Geralmente o óleo tem validade de 12 meses e é sempre importante utilizar o recomendado pelo fabricante do veiculo.

A maioria dos carros nacionais tem lonas nas rodas traseiras e elas também merecem atenção não esquecendo dos cilindros de roda, fique atento sempre na luz do painel em caso de alguma falha deve acender e se isto acontecer, pare o quanto antes para verificar qual o problema.

Fonte: Velozes e curiosos