Alguns veículos vêm de fábrica com um dispositivo eletrônico de segurança que indica o fim da vida útil da pastilha. Em veículos sem esse dispositivo eletrônico, o desgaste da pastilha é indicado por um forte ruído.
É sempre bom verificar as condições das pastilhas a cada
5.000 km e trocá-las quando chegarem a espessura de 2 mm, o que ocorre
geralmente a cada 30.000 km.
Para garantir uma boa frenagem, é aconselhável que os discos
sejam verificados. Estes geralmente suportam até duas trocas de pastilhas sem
problema algum.
Após a troca das pastilhas, é recomendado que o mecânico
circule com o veículo e acione o freio diversas vezes, para que haja um
pré-assentamento.
As frenagens devem ser normais e o freio não deve ser
acionado junto com o acelerador ou em velocidades muito altas. O assentamento
só estará completo após, aproximadamente, 300 km rodados em perímetro urbano.
O fluído do sistema de freio não é consumível, ou seja não
gasta, então sempre é bom ficar de olho no nível do óleo pois se baixar e a
pastilha ainda não tiver gastado é sinal de que tem algum problema.
Geralmente o óleo tem validade de 12 meses e é sempre
importante utilizar o recomendado pelo fabricante do veiculo.
A maioria dos carros nacionais tem lonas nas rodas traseiras
e elas também merecem atenção não esquecendo dos cilindros de roda, fique
atento sempre na luz do painel em caso de alguma falha deve acender e se isto
acontecer, pare o quanto antes para verificar qual o problema.
Fonte: Velozes e curiosos