Confira algumas dicas:
1- Óleo, o sangue nas veias do motor
O óleo é responsável por refrigerar, limpar e lubrificar o coração do seu veículo. Por isso, o ideal é checar o manual do carro, pois cada automóvel possui uma especificação diferente. Geralmente, o prazo para troca de óleo fica entre 10 mil e 15 mil quilômetros..
2- Pressão dos pneus
Andar com os pneus calibrados é uma questão de segurança e também econômica. Mantê-los com a pressão certa pode impedir o superaquecimento, que gera desgaste e riscos de acidentes.
3- Manutenção de componentes do motor
Manutenções que não precisam ser feitas rotineiramente são muitas vezes esquecidas, mas são também importantíssimas. Trocar as velas, filtros de ar, de óleo e de combustível e até o carburador dentro do período recomendado por implicar em um consumo até 25% mais elevado, além de desgastes excessivos nesses componentes, que por consequência podem oferecer risco de segurança.
4- Giro do motor na medida certa
Parece básico demais, mas vale o toque. Dirigir ultrapassando a marca vermelha do conta-giros, forçando a marcha ao máximo, ou fazer o contrário e dirigir com o giro muito baixo, como 50km/h em quinta marcha, pode causar desgaste do motor e da transmissão.
5- Mãos e pés onde devem ficar
Outro erro comum até em motoristas experientes é o vício de manter o pé na embreagem e a mão sobre o câmbio o tempo todo durante a condução. Em ambos os casos, limite-se a alcançá-los apenas nas trocas de marchas para evitar desgastes prematuros.
6- Limpeza não é só questão estética
Manter o carro limpo não é apenas uma questão estética. A limpeza evita o acúmulo de ácaros e fungos, que comumente causam alergias. Além disso, a sujeira do lado de fora compromete a pintura do carro.
7) Gasolina comum vs. Aditivada
A dúvida é antiga. A gasolina comum dispensa apresentações, mas a aditivada é composta por uma série de detergentes especiais que ajudam a evitar o acúmulo de sujeira no sistema de injeção.
8) Nunca dirija com o motor superaquecido
Se a luz de superaquecimento acender, pare o carro imediatamente no local seguro mais próximo. Abra a tampa do capô e espere o carro esfriar completamente e verifique o nível de água no reservatório.
Fonte: Uol