quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Descendo a serra!

A temporada mais esperada do ano está chegando: verão, férias, mar…  Mas ninguém quer que aquele convite para a praia vire um pesadelo para o carro devido à ação do sol, da areia e do sal, certo? 
A maresia pode desgastar o verniz aos poucos, o calor desbota algumas partes do painel e a umidade causa fungos e mau cheiro no interior do veículo. Já a areia risca a lataria e penetra no carpete. Para evitar essa dor de cabeça,  apontamos alguns cuidados essenciais para quem vai descer a serra motorizado.


Prepara!
- Assim como você se protege com o filtro solar, é importante defender seu automóvel da exposição do sol. A principal recomendação é investir numa boa lavação, seguida de um polimento comum. Esse método evita a corrosão da pintura e o comprometimento da lataria. Para um resultado mais eficiente, opte por um processo de vitrificação ou polimento cristalizado. Essas tecnologias criam uma espécie de película de vidro, reduzindo o desgaste do verniz original.
- A combinação da maresia com o calor pode descascar o painel do carro. Para protegê-lo, aplique uma camada de silicone líquido. Passe também no volante e na parte interna das portas, lembra ele.
- Para evitar cheiros desagradáveis, envolva os bancos com uma capa impermeável. Mas não use produtos com plástico muito fino, pois podem aumentar o calor e, consequentemente, deixar o estofado úmido. Além disso, enquanto estiver no litoral, invista em um clássico potinho antimofo, que geralmente é utilizado dentro do guarda-roupa.
Na praia, na boa
- A dica para que a areia da praia não penetre na tapeçaria do automóvel é bem simples: forre o chão com papel ou jornal.
- Em terrenos arenosos, não dirija em alta velocidade e tenha atenção extra nas curvas. Como a areia é muito fininha, as rodas deslizam facilmente e comprometem o controle do veículo.
- Caso o carro atole, tenha calma e não acelere – se fizer isso, as rodas afundarão ainda mais. Para diminuir o atrito do pneu com a areia, use o próprio tapetinho do automóvel. Por ser emborrachado, o acessório forma uma espécie de pista. Basta cavar um buraco em volta das rodas atoladas, posicionar os tapetes atrás dos pneus, engatar a ré e acelerar.
Sem lembranças desagradáveis
- Para dar o toque final e manter seu veículo impecável, lave-o novamente quando voltar do litoral. Antes de esfregar, molhe o carro e, delicadamente, passe a mão na lataria para eliminar os restos de areia. Isso evitará possíveis arranhões.
- Como a areia é quase imperceptível quando penetra no carpete, aposte também numa higienização interna.
- Após a lavagem, finalize com uma nova camada de cera.

fonte e foto: De Carona com Elas