segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vícios ao volante


Aí vão dez práticas que você não deve ter enquanto dirige. Conhecê-las é o melhor modo de evitá-las!

Não usar os retrovisores
Os espelhos fazem parte do carro e estão lá para serem usados enquanto a gente dirige. Antes de mudar de faixa, lembre-se dar uma olhada nos retrovisores para conferir se a mudança é segura. Não esqueça também de usar a seta.

 Não calibrar os pneus
A recomendação é que você calibre os pneus do carro toda semana. Isso evita aumento de consumo de combustível, desgastes prematuros e também problemas de dirigibilidade.

Pé esquerdo sobre a embreagem
Pode parecer bobagem, mas deixar o pé esquerdo descansando sobre o pedal da embreagem prejudica bastante a peça. A pressão aciona o disco de embreagem, provocando um desgaste precoce. Lembre-se: lugar do pé esquerdo no carro é no assoalho.

Ajustes inadequados
Já reparou como você se senta quando está ao volante? O melhor ângulo do encosto do banco deve estar entre 100° e 110°. E tem uma dica para saber qual é a distância ideal que o banco tem de ficar. Ao esticar os braços, os punhos devem ficar sobre o volante. Essas medidas melhoram a dirigibilidade e evita que você se canse e tenha dores nas costas e nos braços.

E as mãos sobre o volante?
O certo é manter as mãos na posição “9h15”, igual aos dos ponteiros de relógio. A posição é mais segura e garante que a motorista faça manobras mais precisas e reaja mais rápido aos imprevistos no trânsito. Lembre-se: guiar usando apenas uma mão é um hábito perigoso. Assim como, na hora da curva, segurar o volante com a mão na posição de “ordenha”. Essa última posição pode até parecer mais fácil, mas não é a mais segura nem eficaz.

Andar devagar na pista da esquerda
Essa pista é usada para ultrapassagens. Quem prefere andar mais devagar, distante do limite de velocidade, deve optar pela pista da direita para não atrapalhar o trânsito.

Ponto morto na descida
Deixar o carro solto não economiza mais combustível, ao contrário do que muita gente pensa. Além disso, o hábito sobrecarrega o sistema de freios. Desça com o motor engrenado!

Sair de segunda marcha
Isso prejudica a embreagem. Por isso, não custa colocar a primeira marcha ao sair.

Uma roda de cada vez na lombada
Lembre-se: o melhor é passa ao mesmo tempo com as duas rodas de cada eixo. Senão a carroceria sofre uma torção desnecessária. Diminua a velocidade para que todo o sistema do carro não sofra com o “tranco” e encare a lombada de frente.


Fonte e imagem: Petrobras