segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como funciona um radiador?

O radiador automotivo, faz parte do sistema responsável pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, fazendo com que a temperatura não exceda os limites aconselháveis para o bom funcionamento do motor. A temperatura ideal para a água é de 70º C nos motores a gasolina e de 80º C nos motores a álcool e a diesel.

A água quente que sai do bloco do motor, circula forçadamente pelo interior dos tubos do radiador, onde é resfriada. Essa água é resfriada porque através do bloco, é forçada a circulação de ar, através de um ventilador. Usualmente, em automóveis e caminhões, o ventilador trabalha succionando o ar para aproveitar o efeito do movimento do veí­culo.

Quando a temperatura excede o limite, pode ocorrer:

- Dilatação dos componentes móveis, causando aumento do atrito, chegando a bloquear o movimento; 
- Superaquecimento dos materiais aplicados na construção do motor, que podem se dilatar;
- Deteriorização do óleo lubrificante.

Ou seja, o radiador é usado para que em conjunto com o sistema de bombeamento de água e do fluxo de ar, que é gerado por uma hélice, seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.