A luta por melhores preços provocou o aparecimento de combustíveis adulterados nos postos de todo o país, que são vendidos ao consumidor final por preços muito baixos, causando diversos prejuízos aos veículos.
Para reverter esta situação, a Petrobras Distribuidora lançou em 1996 o programa "De Olho no Combustível", com o objetivo de comprovar a qualidade do combustível Petrobras, e sensibilizar tanto o consumidor final, mostrando o problema da adulteração e seus prejuízos, como o revendedor, estimulando os parceiros fiéis e promovendo novas adesões.
Ao contrário dos programas de qualidade de outras distribuidoras, o "De Olho no Combustível" cuida não só da realização em campo de testes na gasolina, óleo diesel e álcool comercializados nos postos Petrobras, mas também do treinamento dos responsáveis pelos serviços de armazenagem e recebimento do combustível, devolução de produtos, além da limpeza de filtros.
A Petrobras, por meio do programa "De Olho no Combustível", está constantemente verificando a qualidade dos combustíveis comercializados nos Postos R4 e se os procedimentos gerais exigidos pela Companhia estão sendo seguidos nesses estabelecimentos. O programa "De Olho no Combustível" percorre os postos Petrobras com laboratórios móveis da qualidade realizando análises de combustíveis em campo e capacitando os responsáveis pela comercialização dos produtos, quanto ao recebimento, manuseio e armazenagem dos combustíveis.
Contamos com o suporte técnico do sistema Petrobras para a realização de análises mais completas.
Os postos participantes do "De Olho no Combustível" possuem uma flâmula (galhardete) na cobertura das bombas de abastecimento com a identificação do programa. O consumidor pode solicitar também, nos postos, o certificado de qualidade que contém o laudo do técnico responsável pelas análises dos combustíveis comercializados no estabelecimento.
Os Postos R4 estão aptos ao programa desde a sua abertura, assim garantindo o máximo de qualidade a seus clientes.