terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dicas para cuidar bem do seu carro


Confira algumas dicas:

1- Óleo, o sangue nas veias do motor

O óleo é responsável por refrigerar, limpar e lubrificar o coração do seu veículo. Por isso, o ideal é checar o manual do carro, pois cada automóvel possui uma especificação diferente. Geralmente, o prazo para troca de óleo fica entre 10 mil e 15 mil quilômetros..

2- Pressão dos pneus

Andar com os pneus calibrados é uma questão de segurança e também econômica. Mantê-los com a pressão certa pode impedir o superaquecimento, que gera desgaste e riscos de acidentes.

3- Manutenção de componentes do motor

Manutenções que não precisam ser feitas rotineiramente são muitas vezes esquecidas, mas são também importantíssimas. Trocar as velas, filtros de ar, de óleo e de combustível e até o carburador dentro do período recomendado por implicar em um consumo até 25% mais elevado, além de desgastes excessivos nesses componentes, que por consequência podem oferecer risco de segurança.

4- Giro do motor na medida certa

Parece básico demais, mas vale o toque. Dirigir ultrapassando a marca vermelha do conta-giros, forçando a marcha ao máximo, ou fazer o contrário e dirigir com o giro muito baixo, como 50km/h em quinta marcha, pode causar desgaste do motor e da transmissão.

5- Mãos e pés onde devem ficar

Outro erro comum até em motoristas experientes é o vício de manter o pé na embreagem e a mão sobre o câmbio o tempo todo durante a condução. Em ambos os casos, limite-se a alcançá-los apenas nas trocas de marchas para evitar desgastes prematuros.

6- Limpeza não é só questão estética

Manter o carro limpo não é apenas uma questão estética. A limpeza evita o acúmulo de ácaros e fungos, que comumente causam alergias. Além disso, a sujeira do lado de fora compromete a pintura do carro.

7) Gasolina comum vs. Aditivada

A dúvida é antiga. A gasolina comum dispensa apresentações, mas a aditivada é composta por uma série de detergentes especiais que ajudam a evitar o acúmulo de sujeira no sistema de injeção.

8) Nunca dirija com o motor superaquecido

Se a luz de superaquecimento acender, pare o carro imediatamente no local seguro mais próximo. Abra a tampa do capô e espere o carro esfriar completamente e verifique o nível de água no reservatório.

Fonte: Uol