O mês de julho é sempre mais agitado nas estradas
brasileiras. Muitas pessoas viajam pelas rodovias do País, mas nem todos se
preocupam com a manutenção básica dos veículos, que consiste em verificar (e
trocar, se necessário) componentes simples, como os limpadores dos vidros, o
estepe e as pastilhas de freios. No geral, são itens de baixo custo e fácil
substituição.
Confira a seguir dez dicas do engenheiro Ricardo Bock,
professor do curso de Engenharia Mecânica da FEI (Fundação Educacional
Inaciana)
1- Verifique e troque, se necessário, os limpadores dos
vidros (palhetas)
Poucas pessoas trocam
as palhetas dos limpadores dos vidros e a maioria só percebe a importância
delas quando surge uma tempestade na estrada. Parece besteira, mas é um item
importantíssimo, porque chove muito nessa época do ano. São detalhes que os
motoristas, em geral, não notam porque rodam pouco com seus carros (circulam
basicamente nas redondezas de casa, para ir ao trabalho), alerta Ricardo Bock
2- Verifique o nível da água no reservatório do limpador
Trocar as palhetas dos limpadores é o primeiro passo. E
ter água para limpar os vidros também é cuidado fundamental, reforça Ricardo
Bock.
3- Atenção ao TWI, indicador de desgaste da banda de rodagem
dos pneus
É aquela porção de borracha que denuncia que o pneu está
gasto. O número normalmente é indicado na lateral do pneu. No momento em que a
linha transversal aparecer, é o sinal de que o pneu perdeu sua capacidade de
drenagem de água. E o carro pode aquaplanar. Os pneus são os únicos elementos
de ligação do veículo com a estrada. Por isso, é vital a verificação, aponta o
professor-engenheiro da FEI
4- Verifique as pastilhas dos freios
É um item de baixo custo determinante em uma situação de
emergência, quando é necessário frear bruscamente o veículo
5- Verifique o nível do fluido de freio, especialmente nos
veículos mais antigos
Os óleos e fluidos de hoje não duram mais de três anos.
Portanto, não é uma questão de segurança imediata, mas é algo que requer sempre
atenção, atenta Bock
6- Verifique o alinhamento das rodas
Numa frenagem em alta velocidade, as rodas desalinhadas
podem provocar um desvio inesperado de trajetória, sem que o motorista consiga
prever, o que pode causar acidentes graves e até capotamentos, aponta o
engenheiro Ricardo Bock
7- Verifique o circuito de arrefecimento do motor
É fundamental conferir o nível da água do radiador e o
funcionamento da ventoinha. Às vezes ficamos parados na estrada, em
engarrafamentos, e o motor pode aquecer, causando problemas sérios e, em alguns
casos, danos mais severos
Dica importante
O carro requerer constante reposição de água é indício de
vazamento. Nesses casos, verifique as mangueiras. Basta um buraquinho com
diâmetro de alfinete para vazar água ou vapor. A quantidade é tão pequena, que
no dia-a-dia não notamos o problema, pois os frentistas de postos de
abastecimento completam o reservatório com água. Só que em uma viagem de 500
km, o motorista descobre que o carro está perdendo água em excesso. Aí a
situação complica
8- Verifique a pressão do pneu sobressalente, o popular
estepe
Aqui a dica é bem simples: calibre o estepe antes de
viajar, pois se um dos pneus furar na estrada, não adianta fazer a troca,
reforça Bock
9- Verifique a pressão dos pneus
É fundamental seguir rigorosamente os valores indicados
pela fabricante, que normalmente aparecem em plaquinhas fixadas junto à porta
do motorista. Usar calibração inadequada pode resultar em acidentes e no
consumo de combustível
10- Cuidado com bagagens em cima do veículo
Tem até norma para isso. O problema é que as pessoas
colocam bagagem demais, e isso facilita uma eventual capotagem, pois o centro
de gravidade fica mais alto, alterando completamente a dinâmica do veículo
As pessoas, em geral, passam o ano inteiro dentro da cidade,
circulando por vias urbanas a 20 km/h, em meio a engarrafamentos. Nessas
condições, alguns itens do veículo parecem detalhes, muitos sequer são notados.
Para que trocas o limpador? Aí surge uma chuva forte no meio da estrada e o
cidadão descobre que tinha de ter trocado a palheta, ou que deveria ter
substituído o pneu, pois o carro está aquaplanando. Esses são os piores
momentos para se descobrir problemas. Portanto, é fundamental revisar itens
básicos do veículo antes de cair na estrada, conclui o engenheiro e professor
de Engenharia Mecânica da FEI, Ricardo Bock
Fonte: R7