terça-feira, 1 de julho de 2014

Alguns cuidados para aumentar a vida útil do freio de mão


O freio de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, merece todo o cuidado de quem dirige por um trânsito mais seguro. O equipamento perde a eficiência com o passar do tempo e o mau uso acelera esse processo. Sua função básica é impedir o veículo de se movimentar quando estacionado, principalmente em subidas e descidas. Se estiver desregulado, o risco de acidente é grande. Para garantir que ele funcione direitinho, é preciso tomar algumas medidas simples no dia a dia e fazer uma revisão periódica.

Como funciona o freio de mão?

Geralmente acionado por uma alavanca, o freio de mão é formado por um cabo de aço que ao ser “puxado” pressiona as lonas do freio traseiro contra as rodas, mantendo-as travadas. Ele só deve ser acionado com o veículo parado ou pode danificar os pneus e seu próprio sistema. Por isso, é bom ficar sempre atenta para não sair por aí com o freio puxado.

Para preservar as peças, é preciso puxar a alavanca suavemente. “Não precisa puxar com força ou você pode estrangular o cabo. Isso causa uma pressão excessiva que ao longo do tempo dificulta a ativação e desativação do freio e também prejudica sua eficiência”, explica o mecânico Donizete Oliveira. Na maioria dos carros, o freio de mão apresenta um botão de acionamento, que só deve ser utilizado na hora de destravar. “Puxar o freio de mão com o botão apertado também pode causar estrangulamento”, diz.

Manutenção

Para garantir que o sistema funcione direitinho, é importante realizar a manutenção a cada 15 ou 20 mil quilômetros. Também fique atenta à luz do sistema de freio no painel. Se ela permanecer acesa com o carro em movimento, pode ser indicativo de perda de eficiência ou falta de algum componente no sistema de frenagem.

Fonte: Petrobras/De carona com elas
Imagem: Postos R4