O freio de estacionamento, mais conhecido como freio de mão,
merece todo o cuidado de quem dirige por um trânsito mais seguro. O
equipamento perde a eficiência com o passar do tempo e o mau uso acelera esse
processo. Sua função básica é impedir o veículo de se movimentar quando
estacionado, principalmente em subidas e descidas. Se estiver desregulado, o
risco de acidente é grande. Para garantir que ele funcione direitinho, é
preciso tomar algumas medidas simples no dia a dia e fazer uma revisão
periódica.
Como funciona o freio de mão?
Geralmente acionado por uma alavanca, o freio de mão é
formado por um cabo de aço que ao ser “puxado” pressiona as lonas do freio
traseiro contra as rodas, mantendo-as travadas. Ele só deve ser acionado com o
veículo parado ou pode danificar os pneus e seu próprio sistema. Por isso, é
bom ficar sempre atenta para não sair por aí com o freio puxado.
Para preservar as peças, é preciso puxar a alavanca
suavemente. “Não precisa puxar com força ou você pode estrangular o cabo. Isso
causa uma pressão excessiva que ao longo do tempo dificulta a ativação e
desativação do freio e também prejudica sua eficiência”, explica o mecânico
Donizete Oliveira. Na maioria dos carros, o freio de mão apresenta um botão de
acionamento, que só deve ser utilizado na hora de destravar. “Puxar o freio de
mão com o botão apertado também pode causar estrangulamento”, diz.
Manutenção
Para garantir que o sistema funcione direitinho, é
importante realizar a manutenção a cada 15 ou 20 mil quilômetros. Também fique
atenta à luz do sistema de freio no painel. Se ela permanecer acesa com o carro
em movimento, pode ser indicativo de perda de eficiência ou falta de algum
componente no sistema de frenagem.
Fonte: Petrobras/De carona com elas
Imagem: Postos R4