terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dicas para cuidar bem do seu carro


Confira algumas dicas:

1- Óleo, o sangue nas veias do motor

O óleo é responsável por refrigerar, limpar e lubrificar o coração do seu veículo. Por isso, o ideal é checar o manual do carro, pois cada automóvel possui uma especificação diferente. Geralmente, o prazo para troca de óleo fica entre 10 mil e 15 mil quilômetros..

2- Pressão dos pneus

Andar com os pneus calibrados é uma questão de segurança e também econômica. Mantê-los com a pressão certa pode impedir o superaquecimento, que gera desgaste e riscos de acidentes.

3- Manutenção de componentes do motor

Manutenções que não precisam ser feitas rotineiramente são muitas vezes esquecidas, mas são também importantíssimas. Trocar as velas, filtros de ar, de óleo e de combustível e até o carburador dentro do período recomendado por implicar em um consumo até 25% mais elevado, além de desgastes excessivos nesses componentes, que por consequência podem oferecer risco de segurança.

4- Giro do motor na medida certa

Parece básico demais, mas vale o toque. Dirigir ultrapassando a marca vermelha do conta-giros, forçando a marcha ao máximo, ou fazer o contrário e dirigir com o giro muito baixo, como 50km/h em quinta marcha, pode causar desgaste do motor e da transmissão.

5- Mãos e pés onde devem ficar

Outro erro comum até em motoristas experientes é o vício de manter o pé na embreagem e a mão sobre o câmbio o tempo todo durante a condução. Em ambos os casos, limite-se a alcançá-los apenas nas trocas de marchas para evitar desgastes prematuros.

6- Limpeza não é só questão estética

Manter o carro limpo não é apenas uma questão estética. A limpeza evita o acúmulo de ácaros e fungos, que comumente causam alergias. Além disso, a sujeira do lado de fora compromete a pintura do carro.

7) Gasolina comum vs. Aditivada

A dúvida é antiga. A gasolina comum dispensa apresentações, mas a aditivada é composta por uma série de detergentes especiais que ajudam a evitar o acúmulo de sujeira no sistema de injeção.

8) Nunca dirija com o motor superaquecido

Se a luz de superaquecimento acender, pare o carro imediatamente no local seguro mais próximo. Abra a tampa do capô e espere o carro esfriar completamente e verifique o nível de água no reservatório.

Fonte: Uol


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Confira alguns itens extras para uma situação de emergência


Independente do seu destino, existem alguns itens indispensáveis que precisam acompanhar você e seu veículo para que um simples imprevisto não se torne um verdadeiro problema. Conheça dez itens que serão seus maiores aliados em caso de emergência e também no dia a dia.

Recarregador de celular
Andar com um carregador de celular dentro do carro é algo necessário para não deixar você na mão em caso de uma emergência.

Lixeira
Com a constante preocupação com o meio ambiente, um artigo que evita jogar detritos nas vias e é ecologicamente correto.

Lanterna
Sem saber o grau de dificuldade do que pode acontecer com sei veículo, uma lanterna se faz necessário, ainda mais para resolver problemas no escuro.

Kit de ferramentas
Mesmo não sendo um mecânico, ter uma caixa de ferramenta com peças básicas como chave de fenda, alicate, martelo, fita isolante e outros itens, pode ajudar em tarefas simples, como retirar a calota da roda, bateria, reposição de lâmpadas queimadas etc.

Mapas
O momento é do GPS, mas ter o bom e velho mapa a tiracolo na hora de uma viagem é uma atitude inteligente, ainda mais se for para destinos desconhecidos. Sendo um aparelho elétrico, o GPS também pode deixar você na mão na hora que você mais precisar, seja por falta de rede, problemas de ordem elétrica, ou falta de mapeamento da área visitada.

Kit de primeiros-socorros
Um kit básico que se vende em qualquer farmácia é algo essencial que pode fazer uma grande diferença em caso de necessidade.

Cano galvanizado
Como os parafusos dos veículos – principalmente os do pneu – são apertados por máquinas, fica difícil a retirada dos mesmos com a chave de roda do veículo. Mas, se você tiver um cano galvanizado, terá uma alavanca para afrouxar os parafusos e conseguir realizar a troca do pneu seu grandes dificuldades.

Lenço umedecido
Ter um item que é um grande aliado na hora da limpeza é necessário. Lenços umedecidos são um quebra-galho e tanto para limpar as mãos de graxa, ou qualquer outro produto

Informações do seguro
O transtorno que um simples acidente ou mesmo uma peça quebrada, como o câmbio, por exemplo, podem piorar a situação caso não esteja com o contato da seguradora do veículo em mãos.

Cabos de condução elétrica
Você pode nunca usar, mas acredite, cabos de condução elétrica podem ser úteis caso a bateria te deixe na mão. Na ausência de um reboque, eles serão seus aliados numa emergência.

Luva
Para evitar sujar as mãos, a luva é um grande aliado, mas nunca aquelas cirúrgicas, de borracha. Prefira aquelas grossas tipo de jardineiro


Fonte: Extra

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vidro escuro no carro: especialistas alertam para o uso da película


Embora o objetivo original seja amenizar o calor dentro do veículo e aumentar a eficiência do ar condicionado, muitos motoristas colocam a película escura nos vidros do carro por estética ou por gerar uma sensação de segurança no trânsito. No entanto, especialistas alertam sobre o uso da película, que divide a opinião de motoristas.

“Para mim, o vidro escuro proporciona maior sensação de segurança e também de respeito, pelo fato não se ter certeza de quem está dentro do carro. Por outro lado, não tenho tanta certeza se intimida a ação de bandidos, apesar de me sentir mais segura”, comenta a bacharel em direito Carla Mota Vidal.

Já a especialista em segurança no trânsito, a engenheira Raquel Santos, acredita que essa sensação de segurança é falsa, pois compromete a visão do condutor, principalmente à noite.

“Na verdade, quando colocam o filme muito escuro, o motorista deixa de ser visto, o que é uma das regras básicas de segurança. Com a visão dificultada, ele também acaba deixando de perceber se alguém suspeito está se aproximando do carro, ou seja, é uma falsa sensação de segurança”, alerta a especialista.

Confira abaixo o que é permitido pelo Contran em relação ao uso da película:

75% de visibilidade no para-brisa

70% nos vidros dianteiros laterais

50% nos vidros traseiros laterais

28% no vidro de trás

Fonte: Extra
Imagem: Fotolia


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como transportar animais de estimação no carro


Viajar de carro com toda a família é uma delícia, mas exige planejamento. Do motor do veículo ao travamento da cadeirinha das crianças, é preciso estar atenta aos mínimos detalhes. O mesmo deve acontecer com os cães: eles são família também, e precisam de equipamentos específicos que garantam a segurança durante todo o trajeto. Fique ligada nas normas para transportá-los em segurança e dentro da lei.

Para começar, jamais deixe seu cão viajar com a cabeça para fora da janela. O bichinho pode adorar o passeio com as orelhas ao vento, mas a cena, apesar de fofa, é vetada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Também é vetado o transporte na parte externa do veículo nas caçambas de picapes. Ambas são infrações graves, implicando a perda de cinco pontos na carteira e multa de R$127,69.

O CTB também pune quem dirige com seu bichinho no colo: a multa é de R$86,13, e lá se vão mais quatro pontos na sua habilitação. O mesmo vale para quem carrega o cãozinho do lado esquerdo do corpo, entre o braço e a porta do automóvel. Nem pensar!

O jeito certo de transportar seu pet é no banco traseiro, em uma cadeirinha própria, com um cinto de segurança especial, vendida em pet shops. Jamais improvise um cinto com cordas: eles colocam a vida do seu cãozinho em risco. No caso de raças grandes, o ideal é instalar no banco traseiro um conjunto de barras que também são vendidas em pets.

.Estas medidas garantem que os bichos terão proteção máxima em caso de freadas bruscas ou batidas. Se você tem um cão ou gato muito agitado, a dica para evitar o estresse é levá-lo em uma caixa de transporte.

Manter o cachorro tranquilo é mais fácil do que parece: levá-lo para passear antes de pegar a estrada pode fazer com que fique mais relaxado. Se o animal tem o costume de vomitar em viagens, interrompa a alimentação uma hora antes da partida. Em casos extremos, peça para que o veterinário indique remédio para enjoo ou um calmante. E não deixe de ter um kit de primeiros socorros. Eles podem fazer toda a diferença numa emergência. Com seu bichinho protegido, siga em frente e boa viagem!
 
Fonte: Abril

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Quando trocar as pastilhas de freio do carro?



Alguns veículos vêm de fábrica com um dispositivo eletrônico de segurança que indica o fim da vida útil da pastilha. Em veículos sem esse dispositivo eletrônico, o desgaste da pastilha é indicado por um forte ruído.

É sempre bom verificar as condições das pastilhas a cada 5.000 km e trocá-las quando chegarem a espessura de 2 mm, o que ocorre geralmente a cada 30.000 km.

Para garantir uma boa frenagem, é aconselhável que os discos sejam verificados. Estes geralmente suportam até duas trocas de pastilhas sem problema algum.

Após a troca das pastilhas, é recomendado que o mecânico circule com o veículo e acione o freio diversas vezes, para que haja um pré-assentamento.

As frenagens devem ser normais e o freio não deve ser acionado junto com o acelerador ou em velocidades muito altas. O assentamento só estará completo após, aproximadamente, 300 km rodados em perímetro urbano.

O fluído do sistema de freio não é consumível, ou seja não gasta, então sempre é bom ficar de olho no nível do óleo pois se baixar e a pastilha ainda não tiver gastado é sinal de que tem algum problema.

Geralmente o óleo tem validade de 12 meses e é sempre importante utilizar o recomendado pelo fabricante do veiculo.

A maioria dos carros nacionais tem lonas nas rodas traseiras e elas também merecem atenção não esquecendo dos cilindros de roda, fique atento sempre na luz do painel em caso de alguma falha deve acender e se isto acontecer, pare o quanto antes para verificar qual o problema.

Fonte: Velozes e curiosos

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cuidados com o carro que só roda no fim de semana


De segunda a sexta, ele fica esquecido na garagem, mas é só o fim de semana chegar para o possante ganhar as ruas. Se você faz parte desse time de motoristas que só usa o carro de sábado e domingo, saiba que o carro que roda pouco precisa tanta manutenção quanto os que andam muito. Confira alguns cuidados especiais exigidos por esses veículos e faça bonito no trânsito.

Ligue o carro

Ligue o veículo pelo menos uma vez durante a semana. “Isso ajuda a lubrificar os componentes internos do motor, além de evitar que a bateria não descarregue de uma vez”, explica o profissional do setor automotivo Adalberto Gonçalves. Por via das dúvidas, ele recomenda que você tenha sempre no porta-malas os famosos cabos para “chupeta”, que ajudam muito se a bateria descarregar.

Calibre os pneus

A recomendação é que a calibragem seja feita entre 15 e 30 dias, mas o carro que passa muito tempo parado pode ficar com o pneu murcho mais rápido. Por isso, toda vez que for sair de casa, dê uma passadinha rápida no posto para ver como estão os seus pneus. “Agora se o veículo for ficar parado por vários meses, a sugestão é que fique suspenso sem contato dos pneus com o chão”, recomenda. A prática evita que a malha de aço que existe dentro dos pneus sofra deformação.

Outros cuidados

Preste atenção às luzes do painel de controle. Elas podem indicar que há algo errado. 

Se a revisão do carro estiver em dia e o freio nos trinques, ele não precisa de nenhum cuidado especial. Adalberto recomenda apenas deixar o freio de mão puxado para garantir a segurança.  A gasolina tem prazo de validade grande, por isso, você pode deixá-la parada no tanque por alguns dias. Sempre que possível, guarde o carro limpo para evitar sujeiras que possam impregnar na pintura ou ocasionar mau cheiro interno. Se você não tiver garagem coberta, uma dica para proteger o carro do sol é utilizar capa de proteção, mas é preciso cuidado na hora de colocá-la.

Quando for sair com o carro, fique de olho no painel de controle para ver se alguma luz de aviso acenderá.  Não é porque o carro roda pouco que a manutenção pode ser esporádica – ela deve ser feita com a mesma frequência de um carro que anda muito. “Manter as revisões preventivas sempre em dia também ajuda a evitar surpresas desagradáveis”, finaliza o profissional. 

Imagem: Petrobras

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Proibido estacionar: saiba onde nunca parar o veículo

Estacionar em local proibido, mesmo que seja só por um minutinho pode resultar em multa e alguns pontos na carteira. Segundo o Detran, estacionamento é a “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros”, mesmo que a motorista permaneça dentro do veículo e com o motor ligado.


O agente de trânsito ou a autoridade autorizada a multar, além de aplicar a infração, tem o direito de mandar guinchar o veículo. Isso significa que aquela paradinha rápida para ir à farmácia ou buscar o filho na escola pode virar uma grande dor de cabeça se for feita em local inadequado.

É proibido estacionar em faixa amarela?

A faixa amarela pintada junto à guia da calçada indica que é não é permitido estacionar naquele local, contudo, a proibição só vale de vier acompanhada de outro tipo de advertência. A sinalização horizontal é apenas um reforço da proibição, o que significa que se não houver uma placa de regulamentação ou outro fator proibitivo (como esquina ou guia rebaixada), a linha amarela na calçada não configura infração de trânsito.

Placas de proibido estacionar

Nas quadras pequenas, com até 60 metros de extensão, uma única placa de proibido estacionar colocada no meio do quarteirão, vale para todo o quarteirão. As ruas maiores devem ter duas ou mais placas com uma distância de até 80 metros entre uma e outra.

Locais onde é proibido estacionar

Infração leve

Multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira.

Afastado da guia da calçada de cinquenta centímetros a um metro;
Estacionar no acostamento

Infração média

Multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.

Nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal;
Estacionar o carro de maneira não paralela à calçada ou motos de maneira não perpendicular;
Junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas sinalizados pela faixa amarela;
Impedindo a movimentação de outro veículo;
Na contramão;
Onde houver guia rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos. Não comete infração quem estaciona em uma guia rebaixada que não é utilizada para a entrada e saída de veículos.

Infração grave

Multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

Afastado mais de um metro da guia da calçada;
Em estradas, rodovias e vias de trânsito rápido;
Sobre faixa de pedestre, ciclovia, ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público;
Em fila dupla;
Em cruzamento de vias;
Nos viadutos, pontes e túneis;
Em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (placa – Proibido Parar e Estacionar).
Infração gravíssima

Multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.

Estacionar na pista de rolamento das vias com acostamento

Fonte: Petrobras